Dúvidas? Temos a solução!

A nossa missão aqui da Charme Design do Lar é ajudar você leitor a se informar sobre decoração, principalmente na hora dar aquela mudada em alguns ambientes trocando móveis, quadros, tapetes, algumas peças decorativas, ou ainda, colocando novas cores nas paredes e teto.

No texto de hoje, abordaremos alguns dilemas clássicos na hora de decorar. Saiba que ousar é o primeiro passo. O outro é que sempre é possível contar com a ajuda e orientação dos profissionais aqui da Charme Design do Lar, seja para adquirir produtos ou, se preferir, projetar e até mesmo encomendar a fabricação dos móveis planejados. Estamos preparados para atender as dúvidas em decoração em residências, como também locais de trabalho: empresas, escritórios, hotéis.

Dicas sobre os ambientes

Piso

A continuidade do piso em uma sala de jantar anexa à cozinha.

Vamos começar falando sobre o piso, que é um dos elementos que contribuem para a integração dos espaços. A indicação dos arquitetos é manter o mesmo piso em todos os cômodos, para dar aquele aspecto de ambiente único. Mas é claro que, às vezes, locais como a cozinha – por ser uma área úmida e de trabalho – não podem receber o mesmo piso de outros ambientes. A sugestão nesse caso, é usar modelos mais decorativos, que atendam às necessidades do espaço e sua forma de utilização.

É importante que as opções na escolha dos pisos seja harmoniosa, isto é, não destoem e sim se complementem, tanto o modelo que foi instalado nos demais cômodos como o da cozinha. Aplique essa dica dos modelos harmoniosos, principalmente em ambientes integrados, para que não pareça que você apenas derrubou as paredes existentes.

Cores

Cores claras na sala passando pelo branco, cinza claro e marrom claro, não sobrecarregando a visão.

Quais cores aplicar nas paredes e no teto? Você sempre tem a opção de escolher a cor do ano, que como mostramos em nosso post anterior, 2019 será a living coral. Pra quem não quer seguir tendência, os arquitetos e decoradores são unânimes em indicar cores claras, que dão sensação de amplitude. E é bom, para não errar, buscar ao máximo padronizar as cores de todas as paredes da residência.

Se sua ideia é fugir do branco recomenda-se tonalidades de cinza, azul, verde e rosa sempre em tons claros, para dar ao conjunto um ar elegante e atual. Já para o teto, o branco é a opção certa para aquela sensação de amplitude. No caso de ambientes onde a permanência dos moradores é menor como: lavabo ou hall de entrada, pode-se usar cores mais escuras.

Qual o tamanho ideal para os móveis?

Um espaço confortável e relaxante em uma sala ampla e com móveis grandes e bem distribuídos.

Outra dúvida frequente é sobre a proporção ideal para o mobiliário. É recomendado cuidado e atenção especial à dimensão dos móveis na hora de decorar. Priorize sempre a funcionalidade e a circulação. Às vezes é necessário abandonar a ideia de vários ambientes e optar por um único e amplo, pois assim, é possível usar móveis maiores, mais confortáveis e com um resultado que dará a sensação de amplitude. Essa escolha independe do tamanho da sua casa ou apartamento.

Pode fazer um mix?

Estilos urbano e rual mesclados e harmonizados pelos tons das cores e pela planta no canto da sala.

Sobre a possibilidade de misturar estilos diferentes em todos os ambientes da casa, é possível e viável desde que haja um conceito por trás das escolhas. Aqui vale o bom senso estético se a intenção é mesmo diversificar o estilo. Para não errar, faça isso com uma peça ou móvel de destaque. A ideia é que um estilo prevaleça na decoração e que, ao transitar pelos diferentes ambientes, as referências tenham uma harmonia. Mesmo que a percepção da diferença de estilo seja sutil, ela contribui para dar a casa aquela sensação de um local agradável e bonito.

Como mudar com pouco investimento?

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, seja o vaso de flor ou a mudança de cores nos móveis e acessórios.

A questão de decorar os ambientes pode ser resolvida de forma rápida e o melhor, sem gastar muito.  Para isso basta trocar alguns itens de decoração como almofadas, cortinas e tapetes. Essas peças são capazes de transformar os ambientes, mesmo que não sejam trocados móveis e piso.

Outros objetos que também promovem esse efeito de mudança são: arranjos com vasos e plantas, quadros, molduras, espelhos em diversos formatos e tamanhos. A iluminação é outro detalhe que pode ser alterado com a simples troca de luminárias antigas por modelos mais modernos, versáteis e potentes. Esta é mais uma possibilidade de personalizar a decoração criando novos pontos de luz.

Veja alguns outros exemplos:

 

Mais alguma dúvida? Conte com a gente!

Fale com a gente.

Para os arquitetos e decoradores essas são algumas das principais dúvidas de quem está querendo de alguma forma dar um “up” na decoração. Mas sabemos que muitas outras questões surgem quando se trata de construir, reformar, ou apenas dar uma mexida na decoração.

Para todas essas situações você sabe que pode contar com a experiência dos profissionais aqui da Charme Design. Além disso, estamos sempre nos atualizando sobre tendências e novidades que abusando de alguns detalhes, pode modificar o ambiente do seu lar ou local de trabalho.

Passe na loja ou entre em contato conosco. Vamos ter o prazer em atendê-lo.

Ficamos na Av. Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A – Foz do Iguaçu.
Telefone: (45) 3529-1616
E-mail: atendimento@charmedolar.com.br