Me diz uma coisa! Este móvel não é um Charme?

Sinônimo de conforto, de beleza e de elegância, o recamier (também conhecido como “namoradeira”) é um truque que você pode ter na sua casa.

Ele pode ficar no quarto, na sala e até em corredores. Sabe quando você chega em casa depois de um dia corrido, querendo tirar aquele cochilo? Ou quando você quer apoiar as roupas por uns momentinhos? São ótimos para isso! Rs! Além de serem uma peça linda para decoração!

Olha esta que separamos para você!

CHARME - PRODUTO - SOFÁ TURQUESA
Aí você me pergunta: Recamier? Por que este nome? Olha só quanta história!

Também conhecido como divã é um tipo de móvel usado para sentar, apoiar as costas ou deitar, com conforto, porém, com elegância. Não é um móvel para se jogar com desleixo como um sofá de uma sala de TV. É um móvel para que se apoie as costas, quando na posição semideitada.
Ficou conhecido pelo nome Récamier por causa da bela Julie Bernard, a Madame Récamier. Era filha de um abastado banqueiro e casou-se com o também banqueiro Récamier e após o casamento ficou conhecida na sociedade parisiense como Madame Récamier. Era uma das jovens mais notáveis e belas de sua época. Tinha um salão onde se reuniam os realistas, partidários contrários a Napoleão Bonaparte. Foi pintada, aos 23 anos, pelo artista francês Jacques-Louis David.

→ http://goo.gl/qYRtx

Por manter amizade com intelectuais contrários a Napoleão e por se negar a ser dama de honra de Josefina (mulher de Napoleão), acabou sendo exilada. O quadro a retrata como uma heroína da República. Está vestindo um singelo vestido branco de estilo helénico e mostra os pés nus. Não leva joias, nem maquiagem. A ambientação é clássica e ela está recostada num tipo de divã, muito utilizado na época pelas moças da sociedade que preferiam dormir em um deles para não desmanchar o penteado.
A partir desta pintura, o divã ficou conhecido como Récamier. Até hoje este móvel leva o nome desta bela dama eternizada na obra de arte de David que hoje está no acervo de pinturas do Museu do Louvre, em Paris.

 

As informações sobre a história foram retiradas do Blog da Biane, que você pode conferir aqui: www.blogdabiane.com.br/2011/10/o-que-e-recamier.html

Gostou? Venha visitar a gente aqui na Charme: Av. Silvio Américo Sasdeli, 1743 – Vila A!

Um beijo!