A recomendação em todo o nosso país é ficar em casa. Uma forma de prevenção ao coronavírus. Isso já está claro para todos. Nós da Charme Móveis e Planejados estamos seguindo essas orientações. Suspendemos o atendimento presencial, mas seguimos em modo on-line nosso contato com você. E vamos aproveitar o nosso blog para dar dicas simples de serem seguidas para manter sua casa limpa e desinfetada. Confira esse nosso momento saúde, pois não existe beleza maior em um lar do que todos bem.

Vamos começar definindo qual situação você está vivendo. Isolamento social, pessoa que está fazendo sua parte para reduzir os riscos de transmissão. Quarentena – pessoa que teve contato com alguém com o vírus e está aguardando para ver se tem sintomas. Isolamento – quem já testou positivo para o vírus. Seja qual for a opção que você ou sua família se enquadra, a receita é única: higiene, limpeza e desinfecção. Por isso, aqui vão algumas medidas que valem a pena serem adotadas. Mesmo que possa parecer exagero vamos seguir o ditado, “melhor prevenir do que remediar”.

 

Voltando das compras 

Para quem não trabalha em serviços essenciais, as formas de convívio social liberadas são a ida a supermercados e farmácias. Então, se você saiu de casa as nossas dicas começam com os cuidados na hora da sua volta. Chegando, tire os sapatos antes de entrar. Não circule com o calçado sujo dentro do seu lar, essa é uma recomendação que vale para evitar vários tipos de contaminações, não só da Covid-19. Próximo passo, lave as mãos por cerca de 20 segundos, com água corrente usando sabão ou detergente. Esfregue bem o dorso, a palma e entre os dedos. Evite uso de adornos como anéis, alianças e pulseiras, que possam acumular sujeiras e microrganismo. Mantenha as unhas curtas e sem esmaltes. As principais situações em que é necessário a higiene das mãos, é antes e depois das refeições, e ingestão de líquidos. Antes e depois de ir ao banheiro. Depois de tocar pessoas e mobiliários públicos.

 

Ao chegar da rua, se você mora com pessoas que têm mais de 60 anos ou que apresentem baixa imunidade, é bom também ao chegar da rua, tomar um banho e trocar de roupa. Para a limpeza e desinfecção da residência não é preciso muito. Basta pano, sabão detergente e desinfetante. Se você foi principalmente ao supermercado, é ideal que adote medidas de limpeza e desinfecção nos produtos comprados. Existe diferença entre limpeza, que é a remoção da sujeira visível e a desinfecção, ato de limpar as sujeiras invisíveis.

Limpando e desinfetando

A indicação para desinfetar é o uso de água sanitária, sempre respeitando as recomendações do rótulo. Geralmente o tempo de ação do produto para a desinfecção é de 10 minutos. Esclarecida a diferença de limpeza e desinfecção voltemos as compras do supermercado. O ideal é lavar em água corrente as frutas, verduras e outros alimentos crus e depois fazer a desinfecção. Os produtos que vêm em embalagens diversas, devem ser desinfetados com panos embebidos em solução contendo água sanitária diluída em água antes de serem guardados nos armários e geladeira. Aproveite e limpe as chaves, bolsa e o celular que te acompanharam nessa saída. Se preferir, faça essa desinfecção com o álcool em gel 70%, tanto das embalagens como dos objetos.

Celular higienizado

Mas cuidado, o álcool em gel não é recomendado na limpeza de celulares, tablet, notebooks, computadores. Para esses itens o indicado é o álcool isopropílico 70%, para produtos eletrônicos. O primeiro passo para fazer a higienização é desligar o aparelho, retire as capas protetoras que devem ser limpas separadamente. Pegue um pano macio e umedeça em álcool. Passe a solução sobre a tela e a parte traseira, sem esfregar e evitando as aberturas como saída de alto-falantes e de carregadores. No caso do celular esse procedimento deve ser realizado pelos menos uma ou duas vezes ao dia.

Dando uma geral na casa

Mantenha a casa arejada, ventilada e limpa. Evite compartilhar talheres, copos e utensílios em geral.  Estudos publicados mostram que o vírus da Covid-19 sobrevive de horas a dias em algumas superfícies. Em plástico e aço inoxidável até 3 dias, papelão 24 horas, cobre 4 horas. O tempo médio em madeira, vidros, papel é de 4 dias, alumínio de 2 a 8 horas. Tecidos são porosos e muitas vezes de materiais orgânicos e as gotículas de saliva podem ficar retidas de 72 a 96 horas. Então água, sabão e desinfetante nas maçanetas, janelas, controles e superfícies em geral. Roupas sempre lavadas após o uso. 

Se você mora em prédio fique atento com a higiene ao andar de elevador. Procure não dividir esse espaço com mais de quatro pessoas. Tome cuidado com a limpeza das mãos ao apertar o botão para descer ou subir. Ao optar por ir pelas escadas, não toque nos corrimões. Saiu de carro de casa, ande com as janelas abertas e esqueça o ar condicionado.

Álcool no carro

O veículo também tem que ser limpo com álcool. Utilize concentração de 70% para limpar o volante, superfícies plásticas e borrachas como portas, câmbio, bancos de couro ou material sintético. Os especialistas recomendam não utilizar o álcool em gel, que tem uma formulação com característica mais pegajosa e pode deixar resíduos onde é aplicado, favorecendo até o acúmulo de sujeira na superfície.  

O momento agora é de atenção e cuidado à saúde da nossa família e do coletivo. Por isso esperamos que essas dicas te deixem mais tranquilo e colaborem para que você desfrute do aconchego do seu lar com segurança. Os cuidados são simples, sem muito gasto e também não exigem grandes esforços. Lembrando que a principal recomendação é lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel, evitando sempre levá-las ao rosto para coçar olhos, nariz ou tocar a boca. Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço. Aproveite esse tempo de reclusão em casa para estreitar seus laços familiares e curtir cada espaço do seu lar, assim como planejar mudanças nos ambientes, dinamizando seus dias de isolamento social, quarentena ou isolamento. A equipe da Charme Móveis e Planejados tem a certeza de todos vamos sair dessa com saúde, mais fortes e criativos.

 

Gostou? Continue acompanhando nossos conteúdos nas mídias sociais!
Facebook | Instagram

 

Onde estamos?

Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A

Telefone: (45) 3529-1616 | WhatsApp: (45) 99987-3155

E-mail: atendimento@charmedolar.com.br