Durante as últimas semanas, a mudança drástica na rotina não atingiu apenas a nós humanos, mas se na sua casa tem um pet ou mais, com certeza eles também estão tendo que se adaptar a uma nova realidade: a presença constante de todos. E você sabia que  isso pode afetar o comportamento tanto de cães como gatos? Por isso, é necessário pensar e avaliar como manter o bem-estar desses bichinhos, que para muita gente, é um membro mais que querido da família.

Nós da Charme Móveis e Planejados estamos atentos as novas realidades que estão surgindo com o isolamento social. E hoje aqui no blog, nosso assunto são os amados pets. Pois, os cães e gatos que passam períodos sozinhos em casa, sentem tanto para o bem como para o mal, essa mudança na rotina, ao ter a presença em tempo integral do seu tutor.

Alterando a rotina

Se o seu pet é um grude com você, ele está amando passar esses dias e semanas inteiras com seu ídolo. Mas se ele for do tipo que gosta de ter seu espaço, deve estar torcendo para que o isolamento termine logo e ele possa tirar seus longos cochilos sem ser incomodado. Afinal, com a sua movimentação na casa, ou da família, andando, falando, mexendo em pratos, limpando, conversando e outras atitudes comuns da convivência, podem deixar seu pet mais agitado e causar algum problema comportamental.  Se atente para isso, e também aproveite para dar uma conferida se você está proporcionando conforto e cuidados ao seu animalzinho. 

Bem-estar do pet

Isso inclui se certificar que existe um espaço planejado para ele. Aquele cantinho aconchegante da casa para o pet mas, que também se incorpore ao estilo da residência. A principal indicação é que se organize os três locais de primeira necessidade para o bem-estar do seu cão ou gato, que são: espaço de descanso, refeição e para fazer as necessidades. Essas áreas devem ser em ambientes distintos para que ele aprenda a se comportar em cada um deles.

Criando ambientes

Esse planejamento é  necessário para não dar a sensação de desorganização com brinquedos, caminhas, comedouros e bebedouros espalhados pela casa. Sem comprometer o visual da casa, é possível criar um cantinho para o pet chamar de seu. Para o descanso dele o ideal é uma área em que ele fique tranquilo e isolado para dormir e tirar suas sonecas, como o escritório, lavanderia, quarto, um espaço na sacada. Em relação ao local onde ele irá comer, o bom é que seja na cozinha com o seu dono. Se tiver condições construa um móvel sob medida onde possa agregar os utensílios do pet.

Para quem tem gato é legal inserir na decoração umas prateleiras na parede, que além de abrigar livros e objetos, servem como espaço para seu bichano brincar. Afinal gatos adoram subir em móveis. Também é importante investir em um arranhador que seja interessante e intrigante, para evitar que o gatinho use seus móveis como brinquedo. 

Segurança dos pets e móveis

Outra dica simples para garantir a felicidade do seu pet,e ainda deixar a casa limpa e bonita, é escolher móveis e acessórios de materiais mais duráveis, principalmente sofás e poltronas. Eles podem ser impermeabilizados ou de tecidos mais resistentes como chenille, brim, ou ainda, use mantas e capas sobre esses móveis. Além de ajudar a resolver imprevistos, são fáceis de limpar. No caso de tapetes para a sala, quartos, o ideal são peças de tecido sintético isso vai ser de grande valia se seu animalzinho tiver mania de fazer xixi em lugares indevidos.

Para a segurança de cães e gatos, não deixe em exposição sobre os móveis peças e objetos frágeis e pontiagudos. Eles podem causar acidentes, seja durante brincadeiras com seu cachorrinho ou, no caso do gato, por causa da mania de subir na mobília e derrubar coisas no chão. Afinal, os pets são como crianças, querem e precisam ter um espaço para realizar as suas peripécias com tranquilidade e liberdade.

Pet e seu amor incondicional

Pesquisas revelam que a interação dos seres humanos com os pets são benéficas também quando relacionadas ao isolamento social, com reflexos tanto na saúde física como mental. Cães e gatos, com seu amor incondicional, nos dão doses diárias de carinho, vida à casa, e tornam nossos dias mais leves e divertidos. É algo surreal a capacidade que esses animaizinhos têm de amar e nos manter ocupados, também com as tarefas relacionadas aos cuidados com eles. É com certeza uma interação social. 

Os veterinários alertam que é preciso pensar que se depois dessa troca intensa de carinho e convívio entre tutores e pets, isso vai trazer consequências para eles ao final da quarentena. Existe o risco do animal sofrer ansiedade da separação quando seu dono voltar para seu local de trabalho. Ele pode desenvolver algum tipo de angústia ao ter que ficar sozinho e com isso desencadear comportamentos como: latir, uivar, raspar portas e móveis.

Estimule a independência

É importante que você dono de pet, ainda nesse período em casa, estimule a independência dele com atividades que o ocupem sem a sua presença, a principal é oferecer brinquedos. Invista  em enriquecimento ambiental como por exemplo, brinquedos inteligentes, onde se colocam os petiscos e incentivam o pet a descobrir como obter comida. Além de distraí-lo vai ajudar a gastar energia.

Outras formas para que seu bichinho não tenha alterações no comportamento após a volta à normalidade são: além de criar rotinas divertidas com os brinquedos interativos, manter a alimentação dele como nos dias normais. Também estabeleça limites e momentos para seu cãozinho ficar sozinho. Resista e procure não dar carinho e colo o tempo inteiro. Importante, fique atento às alterações de comportamento, como lambedura em excesso ou preguiça fora do comum, atitudes que devem ser levadas em consideração, e é indicado consultar um veterinário.

 Já os gatos passam grande parte do tempo dormindo e é importante respeitar esse hábito. Reserve um cômodo da casa para ele ao longo do dia entrar e sentir-se confortável para seu descanso diário. Os felinos também adoram brincar, então divirta-o. Esconda petiscos ou mesmo a própria ração embaixo de um pano ou tapete. Encha o fundo de uma caixa com camadas de bola de papel e coloque o brinquedo favorito dele ou ração, para que possa encontrá-lo. Tenha também varetas com penas na ponta e finja ser um inseto e estimule o instinto caçador dele.

De volta ao trabalho

Nas pesquisas sobre os pets também os donos responderam sobre seus sentimentos nesse período de isolamento, e a maioria confirmou que vai sofrer a  falta de seus amigos peludos  com o fim o home office. Com certeza esse período de quarentena nos aproximou não só dos nossos animais, como também nos fez viver intensamente cada centímetro de nossas residências. Uma experiência peculiar que nos faz entender o quanto a casa reflete nossa personalidade e estado de espírito.

Essa nova realidade que vivemos, serve também, para que nós da Charme Móveis e Planejados chamemos sua atenção para o quanto é importante projetar e planejar cada ambiente do seu lar, para que ele possa atender às suas necessidades, da sua família, de seus pets. Assim também, como satisfazer e respeitar a individualidade e o espaço de cada um. Comportamentos esses que devem se refletir nas atitudes com a vizinhança e na sociedade. São lições, que devemos tirar dessa fase em casa e aplicá-las.

Gostou? Continue acompanhando nossos conteúdos nas mídias sociais!
Facebook | Instagram

Onde estamos?

Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A

Telefone: (45) 3529-1616 | WhatsApp: (45) 99987-3155

E-mail: atendimento@charmedolar.com.br