Tá calor aí? Aqui tá calor, e que calor! O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro, mas em Foz do Iguaçu, desde a primavera os dias estão sendo muito quentes. Essas temperaturas elevadas têm impacto direto no bolso de todas as famílias, afinal para se refrescar é necessário aumentar o consumo de aparelhos elétricos, como ar-condicionado, geladeira, ventilador, entre outros. E desde de setembro, a tarifa está com bandeira de escassez hídrica, que aumenta a conta em R$ 14,20 por 100 kwh consumidos. Que será cobrado até abril de 2022. 

Diante dessa nova taxa, temperatura batendo os 40 graus e aquela vontade de se refrescar, somados aos impostos comuns de início de ano, temos uma pergunta, com este cenário, como fazer alguma economia? Nós da Charme Móveis e Planejados, que já contamos em nossa loja com geração de energia elétrica sustentável, pelo sistema fotovoltaico, separamos algumas dicas para ajudar você a economizar. Afinal, além de sempre apresentar novidades e tendências em decoração, também gostamos de compartilhar boas atitudes para seu bolso e que também vai refletir na preservação do meio ambiente. 

Mudança de hábito 

Para reduzir o valor da conta de energia elétrica, o segredo está na mudança de hábito, atitudes simples como tirar carregadores das tomadas, desligar os aparelhos que ficam na função stand-by, usar mais a luz natural.  Mas a primeira dica é optar por equipamentos mais eficientes e que geram menos consumo, e contam com o selo Procel, programa de conservação de energia. Hora de revisar os aparelhos que já possui e, se for necessário, faça a substituição por mais econômicos e eficientes. 

Geladeira 

Você já sabe e não custa lembrar, e é bom orientar todos em casa. Evite abrir e fechar a porta muitas vezes. Também não coloque comidas quentes, espere que o alimento atinja a temperatura ambiente. Não abarrote a geladeira de produtos, pois pode comprometer o funcionamento e aumentar o consumo de energia. É importante também não deixar a geladeira próxima de fontes de calor como janelas, portas, fogões.  

Ar-condicionado 

A vontade é deixar ligado 24 horas, mas atenção, use de forma correta para não pesar no bolso. Ligue o aparelho em horários e nos ambientes onde exista mais concentração de pessoas, como a sala de estar por exemplo. O acionamento frequente do equipamento eleva o consumo de energia. Opte sempre por temperaturas medianas, pois entre 21 e 23 graus o ambiente já ganha conforto térmico e o consumo fica estável. Fique atento à limpeza dos filtros do aparelho, faça com regularidade. Desligue o aparelho se for ficar ausente do ambiente por um período superior a 1 hora.  

Evite deixar equipamentos em stand-by  

Dentro de casa temos inúmeros aparelhos que mesmo desligados ficam em stand-by, modo espera, e acabam consumindo energia. Casos como televisores, vídeo games, computadores, micro-ondas. Cada aparelho consome uma quantidade diferente de energia. Mas a soma deles em stand-by pode chegar até 12% do consumo de energia elétrica. Evite consumo desnecessário e tire tudo da tomada, inclusive carregadores de celular, quando não estão em uso.  

Iluminação 

Aproveite a luz natural, abra as janelas e cortinas, se for possível, fique em ambientes com maior claridade. E em todos os cômodos instale lâmpadas LED, esses modelos são 80% mais econômicos que as incandescentes. Além é claro de buscar fontes alternativas de geração de energia como sistema fotovoltaico, que usa a luz do sol. 

Fontes de alimentação 

Você sabia que: carregadores de bateria de smartphones, notebooks, tablets, entre outros, quando conectados à tomada, mesmo que não estejam ligados a esses dispositivos consomem energia? Apesar de ser considerado baixo, não deixe ligado 24 horas, pois, além de aumentar o consumo de luz, eles podem prejudicar o desempenho da bateria. 

Chuveiro elétrico  

Para amenizar o calor nada como um banho em água fria ou morna. Dê preferência a essas temperaturas para aumentar sua economia, assim como tomar banhos mais curtos. Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando ou esperando o condicionador de cabelo agir. Esse tempo menor embaixo do chuveiro pode representar uma economia de 30% na sua conta. 

Máquina de lavar 

Não exagere no sabão para evitar enxágues extras, e assim economizar água e energia. Lembre-se de limpar periodicamente o filtro da máquina. Utilize o eletrodoméstico em sua capacidade máxima, para não fazer muitas lavagens com poucas peças.  

Ferro de passar 

Aqui o segredo também é acumular o máximo possível de roupas para passar e assim evitar ficar ligando o ferro várias vezes. E um detalhe, mesmo depois de desligar o ferro, ainda é possível passar várias peças, com o calor que permanece no aparelho.  

Essa é a lista dos principais vilões no gasto de energia elétrica dentro de casa e as dicas para adotar um consumo consciente e com isso economizar na conta de luz. Vamos começar 2022 cuidando do nosso bolso e do meio ambiente. São pequenas mudanças de hábito que vão gerar um grande resultado, ajudando você consumidor a economizar, e também o coletivo, pois esse comportamento traz ganho para a natureza e o planeta.

| Leia também: Móveis planejados que você tem que ter

Conheça a Charme Móveis e Planejados:
Estamos na Av. Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A
Telefone: (45) 3529-1616 | WhatsApp: (45) 99987-3155
E-mail: atendimento@charmedolar.com.br