Os brasileiros estão fechando esse primeiro semestre de 2020, com um comportamento comum entre a maioria da população: o de passar e ficar mais tempo em casa. E é natural com isso, pensar em otimizar espaços, tornar tudo mais funcional e prático, mas claro, sem esquecer da beleza e conforto. Se você está se sentindo assim, ou quer ideias novas para decorar seu lar ou algum ambiente dele, nós temos a solução.
O tema escolhido pela equipe Charme Móveis e Planejados para nosso blog de hoje é sobre o estilo industrial de decoração. Ele está entre os mais procurados, principalmente por pessoas que curtem modernidade e simplicidade, pois traz o charme urbano para dentro de casa.
Estilo Industrial anos 50
Atemporal, o estilo industrial é facilmente adaptado a qualquer tipo de residência. Ele surgiu nos anos 50, nos Estados Unidos, quando antigas indústrias acabaram se transformando em lofts e studios, e lares de pessoas que gostaram da ideia de morar nesses ambientes espaçosos, mantendo as características estruturais. Entre elas tijolos e vigas aparentes, pilares, assim como encanamentos e tubulações. Em contrapartida foi investido em uma decoração sofisticada nesses ambientes.
Industrial Contemporâneo
O diferencial desse conceito de decoração é que ele não precisa ser desenvolvido apenas em imóveis com arquitetura tipo industrial. Pode sim, facilmente ser adaptado à qualquer tipo de residência. É possível criar espaços no estilo industrial investindo apenas em móveis e acessórios decorativos, sem mexer na parte estrutural da casa ou apartamento. Para isso, basta buscar o equilíbrio entre mobiliário e peças decorativas, que devem ser pensados e colocados em harmonia criando uma atmosfera agradável com toques industriais.
Estrutura, iluminação
Vamos falar dessa transformação apresentando primeiro as principais características desse estilo, e na sequência, você confere as dicas de como adaptá-lo ao seu lar e suas necessidades e de sua família. Além da exposição estrutural da construção com tijolos, ferro, madeira, e encanamentos, tubulações à vista, esse conceito inclui amplos espaços e integração de ambientes, eles se fundem e acumulam funções.
Também é marcante no estilo a valorização da iluminação, principalmente a natural, com amplas janelas. Nas cores é comum o uso do branco, preto e cinza, e tons vibrantes em pontos estratégicos para dar toque de personalidade ao ambiente.
Adaptações para o Conceito Industrial
A rotina de vida corrida das pessoas, e agora com a intensificação do home office é compreensível que as pessoas apreciem mais estar em ambientes descontraídos. O conceito industrial permite que elas morem e trabalhem no mesmo espaço. Opção perfeita para quem gosta de destacar sua personalidade na decoração.
Para incorporar o estilo sem fazer mudanças estruturais ou quebra quebra, basta por exemplo, investir em revestimentos auto adesivos, ou papéis de parede que imitam tijolo, cimento, ou pintura com cores sóbrias e neutras que compõe a base desse estilo, são elas, branco, preto e cinza.
No tocante aos amplos espaços característicos dos galpões industriais, é possível seguir esse modelo integrando as áreas de convivência. Com praticidade, beleza e sem paredes, a dica é fundir em único espaço sala, copa e cozinha. A delimitação dos ambientes pode ser com os próprios móveis.
Luz muita luz
A iluminação, se tornou o símbolo do estilo industrial, devido às grandes janelas das fábricas e galpões que foram adaptados para residência. Na falta de janelões em seu lar, os decoradores indicam suprir com o uso de vários tipos de luminárias. Podem ser os modelos de mesa, chão, pendentes, lustres, spots fixados em trilhos.
Cozinha
A decoração dos ambientes segue uma cartilha que destaca a mistura de materiais como madeira, ferro e metais, além de mobiliário que faz a linha vintage, como eletrodomésticos modelos retrô, geladeiras coloridas. Faça uma cozinha integrada com a sala de jantar, os espaços podem ser separados visualmente por uma ilha e bancos de metal e madeira.
Sala e Quarto
Na sala de estar e quartos, aposte em acessórios modernos para fazer o contraste como esculturas contemporâneas, quadros abstratos, tapetes felpudos, mesinhas laterais, banquinhos, centros de mesa, aparadores, sofás de couro, estantes de madeira e metal, assim como cadeiras e mesas, e ainda móveis MDF. Peças com acabamentos rústicos, pontos de cores vibrantes que se destaquem em meio aos tons neutros dos materiais.
Planejados no Estilo Industrial
Móveis planejados também se adequam a esse tipo de projeto. É possível instalá-los por toda a casa, sem tirar a atenção dos itens que compõem o visual industrial. Isso com a vantagem de poder escolher os detalhes do acabamento para que combinem com todo o resto da casa.
Se interessou por esse conceito de decoração. O estilo industrial repaginado para os nossos dias cria ambientes bonitos, elegantes e cheios de personalidade dos moradores. E você pode fazer essa transformação com a equipe Charme Móveis e Planejados.
Em nossa loja recebemos estante, mesa, mesinhas de centro, cadeiras e peças de decoração que se encaixam nesse projeto décor. Nossos projetistas têm acompanhado as inovações que esse estilo vem recebendo. E nossa fábrica produz móveis no estilo e conceito que você desejar. Faça-nos uma visita para conhecer mais sobre a tendência industrial e como ela vai tornar seu lar moderno, confortável com muita sofisticação.
Gostaria de nos fazer uma visita?
Ficamos na Av. Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A
Telefone: (45) 3529-1616 | WhatsApp: (45) 99987-3155
E-mail: atendimento@charmedolar.com.br