O verão está se despedindo e nos próximos dias dá lugar ao outono. A nova estação vem acompanhada de um clima mais friozinho e pede toques acolhedores em casa, tanto na decoração como no cardápio. Assim como arrumamos nosso guarda-roupa, tirando as peças de verão para dar lugar às mais quentes, também nosso lar merece essa transição, tornando os ambientes mais confortáveis. 

É momento de focar no aconchego, porque devido às temperaturas mais baixas nessa época, as famílias passam mais tempo dentro de casa. E essa é também a recomendação das autoridades de saúde. De forma simples é possível imprimir esse conforto e dar aquele ar mais quentinho em todos os cômodos explorando cores, texturas e tecidos. 

CORES 

As cores do ano definidas pela Pantone são o cinza e o amarelo, combinação que provoca o otimismo e desperta a resiliência.  E para o outono a paleta de cores aposta em tons que evocam a flexibilidade, reinvenção, funcionalidade e incentiva a criatividade. Isso baseado em variações de laranja, vermelho, terracota, azul e rosa suave. Tonalidades que aquecem visualmente o cômodo. 

TEXTURA 

Use as cores em tecidos com textura e toque mais quente e agradável. São diversos os tipos que se apresentam como  boas opções de composição para a estação como: tricô, linho, lã e veludo. 

ALMOFADAS  

Entre os itens decorativos quase que obrigatórios para esses dias mais fresquinhos estão as almofadas. Elas podem ser usadas na sala de estar, quartos, cadeiras na varanda e jardim. Os tecidos recomendados são os de textura mais quente e nas cores do outono.  

TAPETES E MANTAS 

Para curtir esse tempo maior dentro de casa assistindo televisão ou lendo um livro, o ideal é tornar os ambientes mais confortáveis e bonitos e aquecidos com mantas. Elas podem estar sobre sofás, poltronas, cama. Os tapetes mais quentes, além de esquentar os espaços garantem mais charme. Essa dupla, manta e tapete, pode ser responsável pela mudança do ambiente sem a necessidade de pintar paredes ou outro tipo de reforma.  

PEÇAS DECORATIVAS 

Com o sol se pondo mais cedo, apostar em velas e jogos de iluminação deixam o ambiente iluminado e acolhedor. As velas aromáticas conferem um detalhe intimista, garantindo conforto sensorial ao ambiente. É só escolher o seu cheirinho preferido. 

Outro item que se transformou em tendência com as famílias em casa por mais tempo é a presença de plantas e flores. Um jeito de trazer elementos externos para dentro de casa. Os moradores, de acordo com o perfil e tempo para cuidados, podem optar pelas naturais, ou mesmo, artificiais ou desidratadas que são mais práticas e fáceis de fazer a manutenção. 

BEBIDAS 

A nova estação traz também a renovação no cardápio de comidas e bebidas que são servidas e consumidas no dia a dia. Com as temperaturas caindo, nada melhor que saborear bebidas que vão dar aquela esquentadinha, e são ótimas para aquecer e relaxar o corpo depois de um dia de trabalho. Chás, cafés, chocolates e também coquetéis tem papel reconfortante nas manhãs, tardes e noites mais frescas. 

Além das receitas tradicionais de café e chá é possível incrementar essas bebidas.  Uma dica é preparar o café irlandês que leva: 75 ml de café, 1 colher (chá) de açúcar, 45 ml de uísque e 30 ml de chantilly. Misture o café quente com o uísque e o açúcar. Mexa bem. Cubra o café com o chantilly.    

Se você prefere chá, são muitas as opções para preparar e começar ou acabar bem o dia. Como os herbais, hortelã, camomila, erva-doce, entre muitos. O preparo é simples, basta colocar o saquinho com o chá em infusão na água quente, por cerca de 3 a 4 minutos. A dica é não deixar a água ferver para não queimar as folhas usadas.  

Uma boa pedida de chá com a cara do outono é o de gengibre, mel e limão. Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de mel, 2 fatias de limão siciliano, 1 colher de chá de gengibre moído. Leve ao fogo por 2 minutos, adicione 2 xícaras (chá) de água e deixe no fogo por 3 minutos. Sirva em seguida. 

O vinho é uma das melhores opções dessa estação. Mas também temos drinks que combinam com esses dias mais frios. Um exemplo é a bebida do momento, o Gin Tônica, no caso aqui a indicação é o com maçã verde, que tem sabor cítrico e agrada quem tem paladar sensível à bebida alcóolica.  

Outra bebida é a Sangria de Outono, fácil de preparar e deliciosa de beber. Em uma jarra adicione um limão, 1 laranja e 1 maçã fatiados, 3 a 5 paus de canela, sementes de romã, 1 xícara de conhaque de maça, 2 xícaras de cidra de maça e 1 garrafa de vinho branco. Mexa e leve à geladeira por 4 horas. Sirva a sangria adicionando ao copo água com gás ou club soda.  

Inspire-se com essas dicas. Aproveite essa estação de transição para deixar os ambientes da sua casa mais confortáveis. O clima mais introspectivo, que acompanha esses dias mais friozinho, é o momento perfeito para curtir o aconchego do lar com as nossas receitas de chás, cafés e drinks. Bom outono, da equipe Charme Móveis e Planejados!

Visite a nossa loja
Ficamos na Av. Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A
Telefone: (45) 3529-1616 | WhatsApp: (45) 99987-3155
E-mail: atendimento@charmedolar.com.br

Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook | Instagram