Uma das fortes tendências de decoração para este ano envolve a natureza. Começando com o “classic blue“, um mergulho nos oceanos, apontado pela Pantone como a cor de 2020 e que se destaca e conquista o gosto de todos por se tom tranquilizante. Nesse mesmo perfil, as plantas e tudo que é natural vêm com força para embelezar os ambientes dos lares. E sabe como você pode alcançar esse equilíbrio decorativo? Com uma horta em casa, e não há que impeça esse investimento paisagístico, more você em um apartamento de qualquer tamanho ou numa casa. 

VANTAGENS DE TER UMA HORTA EM CASA



E saiba que existem muitas vantagens em colocar em prática essa ideia. Hoje vamos te mostrar algumas: Uma horta em casa conecta a gente com a natureza, cria um ambiente vivo no lar, reforça o cardápio, diminui a produção do lixo e ainda traz economia e saúde, pois sua família vai consumir produtos orgânicos.

Outros benefícios é que o cultivo de uma horta traz à nossa mente e corpo, tranquilidade e bem-estar, tão necessários nesse mundo estressante. Nos permite celebrar a simplicidade e ainda, dá vida a espaços e ambientes sem identidade em nosso lar. Então não perca a oportunidade de montar sua horta em casa.

Para isso não é preciso muito espaço, nem tampouco habilidade. Escolhemos esse tema para o nosso blog, porque queremos te ajudar, não só a trazer mais beleza para os seus ambientes, mas a entrar em contato com a natureza e relaxar cultivando uma horta. Fique à vontade para escolher o que plantar, temperos, chás, hortaliças. 

O VASO
modelo horta vertical orgânica

O item principal para iniciar essa atividade é ter sol iluminando sua casa, que pode ser através do vidro. Lembre-se, as cozinhas e lavanderias, além é claro, das varandas e sacadas, são planejadas para ter sol. Então, mãos à obra. 

Se não tiver um vaso, é possível usar uma caneca, xícara, panela, lata, embalagem tetra pak, pneu ou telha (se morar em casa), ou o que mais a sua criatividade permitir. Seja qual for o seu “vaso” escolhido para o cultivo, é preciso que ele tenha furos no fundo para drenagem. Você mesmo pode fazer de maneira simples.

A PREPARAÇÃO

Vamos a montagem do seu vaso. Você vai necessitar de itens simples e baratos, são eles: argila expandida, para forrar o fundo do vaso. Ela cria uma camada de espaço entre a planta e os furos do vaso. Sobre a argila coloque a manta de bidin, um tipo de tecido que vai ajudar a manter a umidade na medida certa.

O próximo passo, é adicionar a terra ou substrato, esse último tem os ingredientes perfeitos para o desenvolvimento da planta. Terminado isso, é só plantar a semente ou a muda da espécie que você pretende cultivar. No caso da planta já em desenvolvimento, apenas retire ela da embalagem onde está, com toda a terra que a cerca, e transfira para seu vaso. Aí é só completar com o substrato.

HORA DE AGUAR

Se a sua opção foi por semente, leia cuidadosamente as instruções na embalagem. Ela traz informações sobre a profundidade e a distância que a semente deve ser plantada. Procure regar usando um borrifador, para não encharcar a terra e comprometer o desenvolvimento da semente. Nessa atividade a dica é imitar o que a natureza oferece as plantas,  regando como se fosse uma chuvinha leve, não uma enchente. 

E cuidado, se a água começar a vazar pelo vaso pare imediatamente de aguar ou estará comprometendo sua planta. Use sempre a regra do dedo, coloque-o na terra, se estiver úmida não precisa de água, ao contrário, se sentir ela seca é hora de regar, sempre com moderação. É importante fazer a irrigação pelo menos uma vez ao dia. A poda é sempre necessária. Por exemplo, ao colher o hortelã, manjericão, salsinha, não retire apenas as folhinhas, mas corte o galho. Será como se você estivesse podando.

COMEÇANDO COM TEMPEROS
horta em casa - dicas

A forma mais fácil para começar o cultivo de uma horta em casa é plantando temperos que se desenvolvem rápido. Ter um espaço para plantas deixa a atmosfera da casa mais relaxante, leve, bonito e aconchegante, além de que, uma hortinha facilita bastante na hora de preparar as refeições. Você terá às mãos os seus temperos e hortaliças prediletos e sempre frescos.

O que é uma maravilha para quem gosta de cozinhar. Entre as hortaliças para a sua mini horta em casa indicamos alface, rúcula e cenoura, que não ocupam muito espaço. Já os temperos mais recomendados são a salsa, cebolinha, manjericão, orégano, coentro. E no caso das plantas medicinais, as que necessitam de pouco espaço e também são mais aromáticas, a sugestão é plantar erva-doce, camomila e a hortelã.

SEMENTES OU MUDAS

Passadas as opções das espécies fica a seu critério a escolha por plantar a semente, que são mais frágeis e precisam de mais cuidados nas primeiras semanas. Ou a muda crescida, que é mais resistente e já está em formação, ideal para quem tem pressa. Independente da escolha são cuidados essenciais: observar a quantidade de sol por dia, que deve ser em média de 5 horas.  

Evitar vento em excesso, e também, revolver a terra a cada 3 meses. A horta em vasos dura de 6 meses a um ano, depois desse período, troque a planta por outra.

Uma mini horta em casa é uma excelente sugestão de decoração, além de dar mais sabor às suas refeições. Aprenda a plantar no seu lar, casa ou apartamento, pois é rápido, barato e fácil. 

Essa dica para deixar seus ambientes mais bonitos contribui com o meio ambiente, diminuindo o lixo produzido, ao jogar fora embalagens dos temperos e hortaliças comprados no mercado. Também é economia nos gastos com temperos. 

Além disso, é fascinante, principalmente para quem tem crianças, ver o alimento crescer pelas suas mãos. Lembre-se você não precisa ser um chef de cozinha para ter essa qualidade e saúde em casa, além é claro de aliar beleza e natureza.

 

Onde estamos?

Ficamos na Av. Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A

Telefone: (45) 3529-1616 | WhatsApp: (45) 99987-3155

E-mail: atendimento@charmedolar.com.br

 

Aproveite e nos acompanhe nas mídias sociais:

Facebook | Instagram