As férias escolares estão acabando, então é hora de deixar tudo preparado para enfrentar a correria do dia a dia. Isso inclui: se preocupar com o trabalho, escola, atividades complementares (como academia, por exemplo), café da manhã, almoço, jantar e ainda manter a casa em ordem. Esse último item é bem difícil de cumprir, principalmente para quem vive uma rotina apertada.
Para ajudar você e sua família a não ficarem procurando pelos objetos que não têm lugar certo e que ninguém sabe onde está, a Charme Design do Lar dá aquela ajudazinha, trazendo dicas de organização. Esse tema é tão importante na vida das pessoas que existem dezenas de programas de TV que abordam esse assunto, assim como muitos livros também fazem. Nas sugestões de hoje vamos nos basear no livro “A Mágica da Arrumação“, da japonesa, Marie Kondo. Iremos abordar tópicos que vão ajudar no início dessa difícil tarefa de manter a casa arrumada.
Onde começar?
Para dar início à arrumação é preciso se concentrar não em cômodos, mas sim em categorias, como por exemplo roupas, que ficam espalhadas por diferentes ambientes como guarda-roupa, banheiro ou lavanderia. Então, na hora de começar a organizar reúna os itens da categoria em um só lugar, para separar o que vai descartar ou guardar. A autora do livro indica seguir a seguinte ordem: roupas, livros, papelada, itens variados e, por último, artigos de valor sentimental.
Trabalhe em subcategorias, por exemplo roupas: blusas (camisas, camisetas e etc.), partes de baixo (calças, saias, etc.), roupas de pendurar (blazer, casaco, etc.), meias, roupas íntimas, bolsas, acessórios (lenços, cintos), roupas para ocasiões específicas (biquínis, sungas, uniformes, etc.), sapatos. A recomendação é que, ao iniciar o processo de arrumação, você o faça com calma e boa vontade, livre de distrações e problemas.
O que guardar e como guardar?
Para fazer a seleção do que você pretende guardar, pegue cada peça ou objeto que tenha dúvida se ele ainda é útil, e se pergunte se isso te traz felicidade? A ideia é usar a emoção para decidir o que quer manter em casa, assim será mais prazeroso colocá-la em ordem e conservá-la arrumada. Ao escolher somente aquilo que dá alegria, fica mais fácil definir com precisão não só seus gostos, mas também a necessidade desses objetos e peças.
Após fazer essa pergunta em todas as categorias e consequentemente o descarte do que não lhe dá felicidade, é hora de guardar. É importante definir o lugar de cada objeto, assim você saberá o local de cada coisa. A ideia é ter espaços específicos para cada tipo de coisa. E assim não guardar em outro lugar que não aquele que você definiu para o objeto.
No caso das roupas, procure pendurar apenas as roupas que você considera que fiquem melhor no cabide, além de encontrar o jeito de cada peça ser dobrada. Ao dobrar procure deixar na forma de retângulo simples, para pararem em pé. Posicionadas assim, você terá uma visão completa de tudo que tem, ao abrir a gaveta ou visualizar a prateleira. O mesmo princípio se aplica aos livros. Posicione-os lado a lado, na vertical, sem empilhá-los.
Esqueça as roupas de “ficar em casa”. Essas roupas velhas para ficar em casa só servem para ocupar mais espaço do que necessário. As meias não devem ser enroladas em bolinhas. Assim elas ocupam muito espaço e o elástico esticado vai perdendo a função com o tempo.
Os papéis, eles devem ser colocados em uma pasta, também na vertical ou separados por abas plásticos. Maquiagem, equipamentos eletrônicos e utilidades de casa também devem ter um local definido. Estabeleça a todos da casa a regra: “se tirou, devolva”. Nada de deixar espalhado o que foi organizado. É preciso ter disciplina de deixar cada coisa no seu lugar, afinal você já teve o trabalho de definir um espaço para cada objeto.
Mantenha banheiros e cozinhas livres. Não há necessidade de deixar em exposição sabonetes e shampoos, que não estão em uso. O mesmo se aplica para esponjas e detergentes, na pia da cozinha. Guarde embaixo da pia. A bancada na cozinha é feita para preparar alimentos e não para armazenar produtos como: óleo, sal, molhos e outros condimentos.
Quanto às caixas com cartões de Natal, bilhetinhos e outras lembrancinhas, a autora recomenda guardar só o que traz boas lembranças, como a cartinha da sua melhor amiga da infância, por exemplo. No entanto, outros como o cartão de Natal da sua antiga empresa de trabalho são perfeitamente descartáveis.
No caso dos livros que você comprou e nunca leu, desapegue-se deles e doe-os, já que estão em casa esquecidos e abandonados. Desfaça-se dos manuais de instruções. Você se lembra da última vez que abriu um manual? Pense na praticidade, hoje em dia tudo está na internet. Se você guarda um monte de fios e cabos e não sabe de onde são, a dica é jogá-los no lixo. Mantenha apenas os que você consegue identificar.
Crie o hábito da arrumação, pois sem ele, tudo poderá voltar à ficar um caos. Esse hábito vai ajudar a manter a casa com aquela harmonia que você deseja. Ao iniciar esse processo de arrumação, você também pode notar a necessidade de trocar ou agregar móveis e peças decorativas, que podem fazer a diferença na organização que está sendo feita. A Charme Design pode te dar essa mãozinha para a organização, que com certeza vai facilitar a sua rotina.
Ficamos na Av. Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A – Foz do Iguaçu.
Telefone: (45) 3529-1616
E-mail: atendimento@charmedolar.com.br