O cenário atual que estamos vivendo, ainda de pandemia, tem deixado as pessoas mais ansiosas, tanto pela manutenção da recomendação do distanciamento social, como pelo futuro desconhecido. Esses fatores podem causar estresse, aliados a uma rotina com a família toda em casa. E existe uma forma simples de aliviar essa pressão: relaxando e meditando. Não encare essa recomendação como dificuldade. Veja como é fácil.  

Para quem acha que não consegue meditar, a primeira lição é esquecer esse pensamento. Todo mundo pode fazer meditação, é só começar. Pode ser com um tempo pequeno, 1 minuto por dia, por exemplo. O importante é a constância e fazer o exercício de forma adequada, se concentrando na respiração, observando o processo de entrada e saída de ar do corpo. Os benefícios são grandes: controle do estresse, melhora da autoestima e da memória, como ainda, auxílio no tratamento de depressão. 

Como criar um ambiente aconchegante e tranquilo para tirar esse tempo para relaxar e meditar, é a dica de hoje. Você vai verificar que montar um cantinho não exige grandes mudanças no seu lar. Comece já a escolha do espaço e a fazer meditação, e verá os resultados positivos, como o controle emocional, físico e mental que está em você.   

Existem vários espaços potenciais, como o quarto, sala, varanda.

Conforto e Silêncio 

O ambiente mais indicado para ser sua área de meditação é aquele em que você se sente mais confortável, e possa se desconectar da rotina. Procure o cômodo mais silencioso possível, mas lembre-se, se estiver em casa com toda a família, lidar com o barulho externo fará parte do processo.  

Escolhido o local, vamos a decoração. Não é necessário fazer grandes mudanças ou compra de mobiliário, basta investir em elementos confortáveis como almofadas macias sobre um aconchegante tapete,  também pode ser um puff, um pequeno sofá ou cadeira de meditação. Procure escolher o que mais combina com o ambiente e te traz mais comodidade. 

Cores e Sensações 

Atenção para as cores utilizadas nesse cantinho e as diferentes sensações que elas transmitem.  As mais indicadas para acalmar e trazer segurança são os tons verdes e azuis mais claros. A introspecção é estimulada por cores mais escuras, como violeta. Já o marrom, rosa, laranja remetem ao sentimento de acolhimento e aconchego.   

A preocupação com o tipo de iluminação do ambiente também é importante. Aposte em abajures que proporcionem meia-luz ou spots distribuídos pelo teto.  Para o relaxamento o recomendado são luzes indiretas, em tons amarelo ou velas. Quanto mais quente o tom maior será o conforto que vai transmitir. . Durante o dia, deixe a luz natural entrar, mas tenha cortinas leves para suavizar os raios de sol e criar uma iluminação difusa.

Plantas são Bem-Vindas 

Plantas, além de contribuírem com a decoração fazem bem para a saúde. Elas são uma tendência décor e trazem bem-estar. Algumas espécies aumentam a umidade do ar e mantém a temperatura amena. Elas também combinam com o visual do espaço zen, a dica é usar plantas aromáticas como alecrim e lavanda, que desencadeiam sensação de tranquilidade, sendo útil para quem quer relaxar. Monte um vasinho ou arranjos suspensos.  

Outros itens que podem integrar seu espaço de meditação são difusores, incensos e velas perfumadas. A chamada aromaterapia que usa algumas plantas e óleos essenciais. Cristais são mais elementos que tanto combinam com a decoração como com seu espaço relax. A ametista, por exemplo, faz boas energias circularem no ambiente. As fontes elétricas de água corrente são uma boa forma de atrair boas vibrações e contribuir para o relaxamento.

Playlist 

E para seu ambiente zen ficar perfeito faça uma playlist com músicas para meditar, tranquilas e perfeitas para desestressar. Aí, é só se colocar na postura ideal para meditação, a perna em lótus, com a coluna ereta. A recomendação é manter o corpo parado administrando mentalmente sensações que podem ocorrer como formigamento, dores ou aquela coceirinha no nariz.  

O ideal é praticar sempre no mesmo lugar e horário, para criar o hábito. Procure realizar no período do dia em que tem mais disposição, fuja do momento do sono. O importante é começar. A meditação é uma atividade que você pode fazer sem sair de casa e estará cuidando da sua saúde em vários aspectos, durante essa pandemia do coronavírus.  

Como esse nosso post mostrou, montar o espaço de meditação não é difícil e necessita apenas de alguns elementos simples. Assim você e sua família terão um cantinho de relaxamento para cuidarem melhor de si mesmos. Não desista de tentar e use a tecnologia a seu favor. 

Existem versões gratuitas em diferentes aplicativos para iOs e Android que auxiliam na meditação. Ela com certeza é um caminho simples e relaxante, que vai ajudar a superar esse cenário inédito que todos estamos vivendo. Cuide da saúde e da sua casa. Assim como nós da equipe Charme Móveis e Planejados.