Muitos arquitetos gostam de falar sobre a decoração brasileira. Ela é muito mais que charmosa! É rica, esbanja muita cultura com muitas cores, muitos tecidos e estampas!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o nosso queridinho crochê e o lindo trabalho do designer Renato Imbroisi, que se dedica a valorização de artesanatos e possui muitos projetos inspiradores!

1

Segundo o site Fine Crochet, (Historia do Croche) esta técnica que passa de geração para geração, tem sua origem incerta. Mas podemos dizer que os primeiros trabalhos surgem lá no fim da Idade Média.

A técnica era o passatempo preferido das damas de corte da Itália, da Espanha e da França. Seu apogeu foi no século XIX, na Irlanda, na época em que se transformou em uma indústria artesanal. Na França, Mademoiselle Riego de La Blanchardière, depois de ter ensinado a técnica do crochê à corte da Rainha Vitória, publicou a primeira revista sobre o assunto: The Needle.

A moda do crochê mudou no fim do período vitoriano, nos anos 1890. Já na era eduardiana, a renda crochetada teve seu ápice entre os anos 10 e 20 do século passado, apresentando texturas e pontos mais elaborados.

Quando você pensa em crochê na decoração, você lembra da casa da sua vó? Pois é! Mas ele realmente é tendência e pode ser encontrado em qualquer  cantinho da casa, com essa característica aconchegante, além de ser original. Várias cores, pontos e e está presente em vários cômodos. Quer ver?

2 3 4 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tecelão, designer e empreendedor Renato Imbroisi tem um papel muito importante no design têxtil: ele transforma e resgata a história do artesanato no Brasil.

É envolvido em muitos projetos como: “Bichos do Mar de Dentro” (produção de cachecóis, fantoches, bolsas, ursos de pelúcia),  “Lã Pura” (cachecóis e jóias) e  “Maciene Moçambique”, em que leva seu trabalho até a África.

 

Este último projeto acontece em uma pequena aldeia, chamada Maciene, próxima a cidade de Xái-Xai, com jovens órfãos portadores do HIV. São realizadas com estas pessoas oficinas de tecelagem, costura, papel artesanal e tingimento vegetal, onde se utilizam plantas da flora local, como o caju e a mafurreira.

Suas criações são concebidas por meio das mãos de artesãs e trabalhadores rurais do país, que o acolhem em seus inúmeros projetos. Imbroisi leva a pequenas comunidades uma fonte de renda e o desejo de transformação da vida dos cidadãos de cada local.

Esta matéria do site delas.ig.com.br conta o lindo trabalho deste designer. Conheça mais e se encante!→  Artista brasileiro l

Muito legal, né? Quer conhecer um pouco mais dele? www.renatoimbroisi.com.br

Um beijo!