Dúvidas de como organizar seu guarda roupa? Ou melhor: de como manter ele organizado?

A blogueira Thais Godinho, do blog Vida Organizada, dá algumas dicas super importantes para organização do seu cantinho. Antes de tudo: separe suas peças, fique com o que é realmente necessário, esquematize seu espaço e depois então, comece a arrumar. Ela explica passo a passo aqui: Como organizar seu guarda-roupas

2

E separamos alguns truques para você ficar expert na organização! Olha só:

Alguns truquezinhos de organização profissional

  • Use cabides da mesma cor e material para dar unidade visual ao guarda-roupa. Cabides de materiais e cores diferentes deixam tudo parecendo mais bagunçado do que já é. Sobre os tipos de cabides, o assunto rende um post só para ele, mas o que você precisa saber é que vai do gosto pessoal. Claro que existem cabides de melhor qualidade, e roupas que ficam melhores em um tipo de cabide que em outro, mas este não é o foco do post. Prometo que faço um post sobre isso em breve, tá bem?
  • Use cabides infantis para pendurar calças, pois elas se encaixam melhor. Esta dica se aplica mais para peças femininas. As peças masculinas podem não caber nesses cabides.
  • Separe as peças por categoria e depois por cor. Pode parecer que dá trabalho, mas na verdade dá na mesma. À medida que for pendurando, já coloque da mais escura para a mais clara ou ao contrário – depende do gosto do freguês.
  • Tenha um “gabarito”, que é uma espécie de molde para dobrar as peças que vão em prateleiras, para que elas fiquem da mesma largura e comprimento. Você pode fazer um com papelão e papel contact (é o ideal, porque terá a largura da sua prateleira) ou comprar pronto. Eu uso um que comprei pronto (veja aqui), pois procuro ser prática no dia a dia.
  • Tente caprichar nos detalhes! Se achar que as calcinhas ou cuecas estão sambando dentro da gaveta, compre uma colméia organizadora (vendida nas principais lojas de produtos organizadores pela Internet), por exemplo.
  • Organize itens pequenos em caixas. As caixas substituem gavetas. Se você tiver pouco espaço, pode usá-las para guardar cachecóis, lenços, cintos, toucas, roupas de banho, entre outros acessórios. Lembre-se de etiquetar todas elas.

Organizando itens diferentes

3

  • Chapéus devem ser acomodados em caixas, de preferências as suas próprias. Apesar de lindos, não vale a pena deixá-los exposto porque, como não são peças tão usadas na maioria das vezes, podem pegar muito pó.
  • Bonés podem ser compactados (quando a gente coloca a parte de trás para dentro do boné, de forma que um encaixe no outro) e guardados em uma caixa ou gaveta.
  • Bolsas podem ser guardadas em prateleiras, umas ao lado das outras. Você pode enchê-las com jornal amassado para que elas fiquem de pé, ou usar forros de almofada, ou mesmo bolsas menores. Carteiras podem ser guardadas em caixas.
  • Mochilas podem ser guardadas dentro de malas de viagem. Aliás, malas de viagem podem armazenar diversos itens, como cobertores ou outros menos usados.
  • Cintos, lenços, cachecóis podem ser guardados em caixas ou gavetas, ou em cabides específicos para isso.
  • Sapatos devem ser guardados em sapateiras, preferencialmente, para não terem contato com as roupas. Se não for possível, devem ficar em um compartimento separado. Se o espaço for um problema, você pode guardá-los em caixas específicas.
  • Gravatas podem ser penduradas em cabides específicos para isso.
  • Joias podem ser penduradas em ganchinhos na porta do guarda-roupa ou guardadas em porta-bijous (uns mini-gaveteiros vendidos em lojas de organização ou de artesanato).

 

Agora não tem mais desculpas!

 

Um beijo!