A decoração de interiores vem explorando os aromas como ferramenta para transformar nossas casas em um ambiente inesquecível, cheio de boas sensações, bem-estar físico e mental. A aplicação da aromaterapia, uma prática terapêutica milenar, tem se mostrado uma excelente opção para deixar os lares mais agradáveis, harmonizados, e principalmente, conseguindo aliviar vários sintomas negativos que vêm afligindo grande parte das pessoas, como a ansiedade.

O poder dos óleos essenciais das plantas é a base da prática da aromaterapia. Essa terapia, que consiste no uso de aromas para estimular algumas partes do cérebro relacionados a fisiologia e emoções, produz efeitos benéficos. Entre eles a melhoria da energia da casa e seus moradores. Proporcionando equilíbrio físico, mental, emocional.

Benefícios da aromaterapia   

Na natureza as plantas para não serem atacadas por fungos e parasitas usam como defesa seus óleos essenciais. E não é diferente quando esses óleos são aplicados nos ambientes da casa, eles quebram as moléculas de microorganismos, atuando como fungicidas, antimicrobianos e antiparasitários naturais.  

O uso dos óleos essenciais de várias plantas, flores e especiarias e de blends, misturas feitas com eles, influenciam os ambientes de várias formas. Para criar uma atmosfera de equilíbrio e felicidade uma boa indicação são os óleos essenciais de alecrim, cipreste e palmarosa. Outro efeito deles é o de facilitar o relacionamento entre as pessoas. A aromaterapia é uma vertente da medicina natural reconhecida pela Organização Mundial da Saúde – OMS.   

Como aplicar  

Os difusores de ambientes são os mais utilizados para dissipar os aromas pela casa. Existem diversos modelos desses aparelhos que ficam ligados à tomada e usam fonte de calor para dispersar o óleo. Outras opções são as varetas de madeira colocadas em uma mistura com álcool cereal e gotas de óleo essencial. Os sprays para borrifar os ambientes ou ainda, pela evaporação, pingando algumas gotas de óleo em um pano limpo para limpar os ambientes que deseja.  

O recomendado para qualquer uma dessas opções, é que a pessoa comece colocando poucas gotinhas para ir descobrindo a intensidade de aroma que prefere para o cômodo ou determinado momento. Quando se busca energizar a casa por meio da aromaterapia, mais do que o cheiro é preciso escolher o óleo que mais se adeque à necessidade para si ou o ambiente.  

Os efeitos da aromaterapia não podem ser generalizados, pois cada óleo essencial age de uma forma diferente no organismo das pessoas. Então fique atento à energia que cada ambiente pede. Veja alguns dos aromas mais indicados para cada espaço da casa.  

Quarto  

Para o quarto, ambiente que usamos para relaxar, são indicados óleos essenciais que estimulam a calma e combatem o estresse como lavanda, camomila e sândalo. Para quem quer mais romantismo, a sugestão é o aroma de erva-cidreira, que melhora a energia vital. Já para o quarto das crianças bergamota e laranja.   

Sala de estar  

Área onde a família e convidados se reúnem, a dica é investir  em aromas que estimulem o convívio, garantindo mais descontração e felicidade como laranja e lavanda.  

Sala de jantar   

Aposte em óleos neutros e suaves, para tornar os momentos das refeições ainda melhores. As versões de hortelã e manjericão eliminam odores fortes e promovem uma atmosfera tranquila. Além de pimenta preta que é desintoxicante.  

Cozinha  

Para esse espaço, que concentra odores intensos das refeições, a alternativa é usar aromas naturais para equilibrar o ambiente como canela e baunilha. A canela estimula o apetite e a baunilha aflora a agilidade.   

Banheiro  

A indicação  são essenciais anti sépticas, naturais que além de dispersar odores promovem o relaxamento, para aquela merecida hora do banho. Destaque para melaleuca (ou tea tree), e o eucalipto, que também contém ação anti-inflamatória. E ainda laranja doce e limão siciliano.  

Home office  

O escritório exige o máximo de desempenho, e é bom  aplicar aromas que estimulem a concentração. Recorra aos óleos essenciais de hortelã, capim-limão, para o pensamento fluir melhor e ficar mais organizado. Alecrim e Artemísia despertam a inspiração.  

O funcionamento da aromaterapia é simples e ajuda a conferir bem-estar físico e mental.  Os óleos essenciais, quando inalados, mandam mensagem ao nosso sistema nervoso responsável pelas emoções. Dependendo do cheiro é possível provocar diferentes sensações. É assim que a aromaterapia ajuda a combater os sintomas tão comuns hoje em dia e que estão presentes em quase todos os lares como estresse, ansiedade e problemas de concentração. Então por que não usar essa terapia a seu favor? O cheiro é capaz de provocar sensações, despertar lembranças, acalmar ou animar.

Você já conhecia a aromaterapia? Compartilhe sua experiência conosco!

| Leia também: Conheça os países que mais investem na decoração da casa

Mais sobre a Charme Móveis e Planejados:
Estamos na Av. Silvio Américo Sasdelli, 1743 – Vila A
Telefone: (45) 3529-1616 | WhatsApp: (45) 99987-3155
E-mail: atendimento@charmedolar.com.br