Quando a gente procura o médico, seja para uma consulta de rotina ou para um tratamento, é natural ficarmos um pouco desconfortáveis no consultório. Afinal, queremos sempre estar bem e um consultório geralmente traz a ideia algum problema na saúde. Nós da Charme Móveis e Planejados, e as arquitetas Ellem Chemin e Talita Pilger, do Arte Arquitetura, desmistificamos isso para você paciente, e principalmente, para profissional da saúde. 

Independente da especialidade, o local de trabalho do médico, além de atender os pré-requisitos de segurança sanitária, pode ser aconchegante e intimista para quem vai a uma consulta. Como esse confortável, moderno, prático e funcional consultório, da dermatologista Mariana Piccinin.

O projeto das arquitetas com execução da Charme Móveis e Planejados, que fez a fabricação dos móveis, não se limitou apenas a mobiliar o consultório da cliente. Foi pensada e realizada a utilização integral de todos os espaços, considerando a especialidade e as necessidades produtivas das atividades desempenhadas pela profissional.

As arquitetas Ellem Chemin e Talita Pilger, destacam que tinham um briefing com várias exigências para atender, seguindo as funções de um consultório dermatológico.

“Esses pedidos contemplavam, mesa de atendimento com bancada de apoio, espaço para exames e procedimentos com cadeira dermatológica, bancada de manipulação, armários, pia e área para fotos dos pacientes. Esse ambiente, por sua vez, deveria ter iluminação especial e painel com fundo preto.  E dentro dessas solicitações ainda constava o reaproveitamento de alguns itens de mobiliário, como as cadeiras e os quadros”, lembram as arquitetas.

Paralelo ao respeito às normas e exigências técnicas necessários em um consultório médico, as arquitetas trabalharam com leveza na decoração para estar de acordo com a especialidade da médica. Partiram de um conceito de cores neutras, com toques de rosa e dourado, para trazer elegância e feminilidade para o consultório, fugindo assim do frio e tradicional branco muito usado em ambientes da área da saúde.

Consultório Integrado

De acordo com Ellem e Talita, os espaços foram dispostos de maneira integrada, mas mantendo cada um sua função. Por este motivo, as cores, materiais, móveis precisavam conversar, englobando os itens à serem mantidos. O ponto de partida foi um porcelanato, utilizado no aparador e na bancada de apoio, tendo o fundo branco, com detalhes em cinza e dourado, o que determinou a escolha das luminárias, da tinta e do papel de parede.

Logo na entrada, os pacientes se deparam com um grande espelho, que além de trazer amplitude ao espaço, serve como fundo para a comunicação visual da doutora. O Aparador em porcelanato com frisos em dourado, além de abrigar itens de decoração, é também apoio para produtos, que as pacientes podem testar em frente ao espelho.

O mobiliário, sob medida, precisou ser produzido especificamente para o espaço, para que todas as necessidades da especialista e dos pacientes fossem atendidas. A doutora também solicitou, que a mobília tivesse um ótimo acabamento e durabilidade.  Trabalho realizado com maestria pela Charme Móveis e Planejados.

Foram fabricados móveis para o espaço de atendimento, hall de entrada, área de procedimentos e exames, ambientes que tinham necessidades bem específicas como o espaço para o frigobar e seu termômetro ficarem a mostra. Foram incluídos várias gavetas baixas para guardar produtos menores e um armário alto para armazenamento de produtos e um cabideiro para jalecos.

O projeto luminotécnico necessitava de uma atenção extra, por conta dos vários usos da sala e cada espaço recebeu uma iluminação apropriada. Para as áreas de atendimento e procedimentos uma luz mais focal e os quadros ganharam destaque com os spots no mobiliário. Os pufes além de decorar, funcionam como peças de apoio, para acomodar os pacientes para a produção de fotos. Toda a iluminação foi trabalhada com temperatura de cor neutra com alto índice de reprodução de cor, para não correr risco de prejudicar os diagnósticos.

| Veja nossos outros projetos na categoria Casa do Cliente! Clique aqui e veja todos.

A doutora Mariana Piccinin, passa cerca de 8 horas diárias trabalhando no consultório e aponta como seu móvel favorito a sua mesa. “Ela é ampla e as gavetas laterais facilitam o meu dia a dia. Isso complementado pelo bom aproveitamento dos espaços e as soluções criativas proporcionadas pelos móveis planejados e a ergonomia que eles oferecem para meu trabalho e atendimento aos pacientes”, destaca a doutora.

A dermatologista avalia que os pacientes se sentem acolhidos e bem-vindos, ao consultório. Resultado esse, que traz uma enorme satisfação a nós da Charme Móveis e Planejados e às arquitetas Ellem Chemin e Talita Pilger. Com planejamento, uso adequado de tecnologia, mobiliário sob medida e peças chaves de decoração foi possível montar esse consultório que transmite não só aos pacientes como aos seus acompanhantes tranquilidade e serenidade.

Saiba mais sobre esse projeto:

Arte Arquitetura
Facebook: artearquiteturaa
Email: artearquitetura@hotmail.com
Instagram: @Ar_tearquitetura

Siga a Dra. Mariana Piccinin no Instagram: @dramarianapiccinin

Continue nos acompanhando nas mídias sociais: 

Facebook: Charme Móveis e Planejados
Instagram: @charmemoveiseplanejados