A regra em decoração é não ter regra. Quando o assunto é decorar o lar, a escolha das cores, textura, tapetes, quadros, vasos e peças decorativas, tamanho dos móveis, devem refletir o estilo e o gosto dos moradores. Isso aliado a conforto e praticidade.

Recomendação que vale para todos os ambientes, pequenos ou não. Embora pareçam simples essas escolhas, elas esbarram em alguns mitos de decoração. Para que você possa fazer opções sem medo, nós do Charme Design vamos desmistificar 5 desses conceitos.

1- Pode misturar estampas com texturas?

Esse é o primeiro mito. É possível sim misturar estampas e texturas, sem deixar o ambiente com visual poluído, ou mesmo brega e carregado. Basta se atentar às cores e tipos escolhido para que fiquem originais e bonitos. Não há problema, por exemplo, em fazer a composição na sala de estar de almofadas quadriculadas e listradas. Também não será um erro combinar tons neutros com um tapete ou capa de sofá estampada. Para inovar com essas composições é necessário apenas planejar a disposição das peças, para obter um resultado final bonito.

2- Paredes com cores escuras deixam o ambiente pesado?

Sabe aquela história, que cor escura nas paredes pode deixar o espaço com aquele ar de pesado? Esqueça! O preto, marrom e azul-marinho são sinônimos de modernidade, elegância e estilo na decoração. Se o espaço for pequeno faça a opção por pintar uma ou duas paredes na cor escura, mantendo o restante em tons claros. Assim você criará profundidade e o ambiente não terá aquela sensação de sufoco. Se os cômodos forem grandes os tons escuros podem ocupar todas as paredes ou mesmo o teto. As cores vibrantes garantem mais alegria e deixam os cômodos com ar cansativo.

3- É necessário ter cortinas em todas as janelas?

Você sabia que não são todas as pessoas que gostam de ter cortinas nas janelas? Para quem prefere uma casa clean, com a iluminação natural entrando pelos vidros e com a paisagem ao alcance dos olhos, esse acessório é dispensável. Não existe uma regra para que todas as janelas tenham cortinas. Se a preocupação é quanto a privacidade, pode-se optar pela aplicação de insulfilme e outras alternativas de posicionamento.

4- Quadros pendurados apenas nas paredes

Outro mito a cair por terra. Os quadros não têm como norma serem colocados nas paredes à altura dos olhos. Gradualmente esse entendimento está mudando e existem maneiras nem tão convencionais para essas peças. As telas são versáteis e podem ficar dispostas na residência de forma suspensa, ou que tal, apoiada entre o chão e a parede. Há outra maneira pouco convencional, que é de ficar inclinado em cima de mesas e prateleiras.

5- Decoração seguindo um estilo único

Ao se preparar para decorar a casa não é necessário se apegar a apenas um estilo. Mesmo porque, a gente sempre se identifica com mais de um estilo e não tem porque não misturá-los. Opte por fazer a composição de tendências reunindo referências desses estilos e usando a criatividade.  E se o espaço for pequeno, na hora de decorar tudo se resolve com uma boa disposição dos móveis e a escolha de objetos certos que ajudem a organizar tudo com mais facilidade. E de bônus daremos mais um dica. Se quer mudar a casa sem ter muito trabalho ou gastar muito tempo, invista em peças chaves como quadros, almofadas, tapetes, manta de sofá e o que sua imaginação, gosto e bolso permitirem. E para te ajudar conte com a Charme Design para fazer essas escolhas e esclarecer sobre esses e outros mitos de decoração.

Tudo o que você precisava saber sobre ergonomia e distância entre móveis, no nosso guia completo. Clique para saber mais. 😉

 

 

*Todas as fotos foram retiradas da internet.