Hoje nosso assunto é ergonomia e métrica. Falaremos respectivamente das maneiras de facilitar o trabalho dentro de casa dando dicas da altura adequada dos móveis e eletrodomésticos, para evitar dores físicas. Isso será tratado na ergonomia doméstica. E na métrica, daremos destaque à distância ideal dos móveis nos diversos ambientes da residência, facilitando a circulação e também oferecendo mais conforto a todos, sem que as pessoas fiquem se “enroscando ou tropeçando”, em cadeiras, sofás, mesas ou qualquer outro móvel.

É a Charme Design destacando informações importantes para seu conforto, em todos os aspectos, no seu lar com o Guia completo: ergonomia e distância entre móveis. 

ergonomia móveis

Começaremos pela ergonomia. Você já se deu conta de como é desconfortável preparar o almoço ou jantar para a família, em uma bancada bem mais baixa que você? Ou lavar a louça numa pia baixa? Só de pensar já dá para sentir aquela dor nas costas. É aí que entra a ergonomia, que cuida dos detalhes essenciais no ambiente como: altura, largura, comprimento e espaço entre móveis.

A atenção a esses detalhes ajuda a prevenir dores físicas, agilidade no local e deixa os momentos passados no ambiente bem mais confortável.

ALTURA DOS MÓVEIS

A medida correta dos móveis, com bases de trabalho confortáveis e ergonômicas faz toda a diferença no bem-estar físico das pessoas. Apresentamos para você leitor uma tabela ideal da altura dos móveis, proporcional à altura de cada pessoa.

ergonomia escritório

 

ESPAÇO NA COZINHA

Outras medidas importantes são os espaços da cozinha, lugar que muitas vezes reúne várias pessoas. E para manter um local cômodo para todos, o interessante é manter a distância certa entre os móveis.

ergonomia cozinha

MÉTRICA NO LAR

Os cômodos da casa ou apartamento podem ficar bem mais espaçosos e confortáveis quando a organização de móveis e objetos segue uma distância ideal. Confira como deixar os cômodos alinhados dentro de uma métrica. Para deixar essa tarefa mais fácil separamos algumas dicas.

SALA DE TV

Na sala de Tv, que hoje comportam televisores cada vez maiores, o que deve ser levado em consideração é a metragem desse ambiente. Procure instalar o aparelho em local contrário às janelas, para não ser prejudicado pela claridade. Calcule a distância da televisão em relação ao sofá multiplicando o número de polegadas x 2,5 x 3,5. Assim, por exemplo, se a tela da tv tiver 50 polegadas, a distância em que o aparelho deve ser colocado do sofá será de 4,37 metros. Outro detalhe que é preciso ficar atento é para que a tela fique na altura dos olhos de quem assiste o que dá aproximadamente 1,20 metro do chão. Se você não tiver todo esse espaço, procure pelo menos deixar uma distância de 3 metros entre o encosto do sofá até a tela da televisão.

Temos também fórmulas de cálculo para a instalação de televisores na sala, com base nos métodos utilizados pela Society of Motion Picture and Television Engineers – SMPTE que ajuda a definir uma margem de distância entre o tamanho do ambiente e a dimensão do aparelho.

ergonomia sala

Outra medida importante na hora de decorar é quanto ao tapete. Para a sala de tv ou living, leve em consideração que quanto maior for o tapete, maior o ambiente vai parecer. A proporção do uso dessa peça é que o tapete fique entre 20 cm e 50 cm debaixo do sofá. A sugestão é usar um tapete enquadrando todos os móveis, mas é possível dividir os ambientes com tapetes menores.

E para ter um sofá que garanta o conforto da família na hora de descansar para assistir à tv , ou apenas conversar,  a profundidade do estofado deve ser de 95 cm. Um sofá de três lugares, por exemplo, deverá ter de largura entre 1,60 m e 1,80 metro. Se a sala vai contar com uma mesa de centro o ideal é deixar uns 40 cm à 60 cm de circulação entre os móveis.

SALA DE JANTAR

Na sala de jantar pode-se optar por deixar a mesa quase encostada na parede, com um espaço de 60 centímetros, assim é possível  liberar mais espaço para movimentação, deixando  de 80 cm a 1 metro de circulação no centro da sala.  Para cada lugar calcule um espaço de 60 centímetros. Quanto ao uso de tapete nesse ambiente, só é indicado se o modelo tiver pelo menos 1 metro a mais que a mesa. Isso evita que ele fique embolando com o arrastar das cadeiras.

ergonomia cozinha

QUARTO DE DORMIR

No quarto, ao lado da cama preserve a passagem mínima de 60 cm em cada lateral. Com essa medida fica uma folga entre o colchão e a parede. Também sobra espaço para a colocação de criado-mudo e ainda permite que o morador possa se sentar na cama com tranquilidade para calçar os sapatos. A medida de 60 cm a 80 cm  deve ser mantida em frente ao guarda-roupa, para facilitar a abertura das gavetas. Se as portas forem de abrir deve-se  ter 60 cm de profundidade no armário. E caso você pretenda instalar o aparelho de tv para assistir no quarto, ou já tem. Preste atenção na recomendação dos especialistas da indústria de televisão. A altura ideal para fixar o eixo da tv deve  levar em consideração a altura entre o piso e o topo do colchão e somar a elas 35 centímetros.

ergonomia quarto

Essas distâncias e a própria ergonomia não são muito avaliadas quando compramos, alugamos ou reformamos o imóvel ou ainda, na hora de decorar e comprar os móveis e peças. A Charme Design sabe da importância desses detalhes e está pronta para tirar sua dúvidas e auxiliar em todos esses detalhes.

 

Você sabe como planejar a reforma da casa sem perder tempo? Separamos dicas valiosas que vão te ajudar nessa etapa importante da vida. Clique e saiba mais. 😉